May 22, 2011

eco-friendly

Houve uma época em que eu realmente me preocupava com o meio ambiente. De verdade. Me enlouquecia ver o povo no Mc Donald's me dar um bandejinha forrada com papel, uma caixinha super elaborada de papel (que, sejamos honestos, tem uma vida útil de 2,7 minutos), copo de papel, quilos de guardanapos de papel e um canudinho... de plástico.

Sempre pensei na barbaridade que consistia produzir tanto lixo por um Mc Lanche Feliz. Não me entenda mal: não demonizo o Mc Donald's nem acredito que o sistema capitalista é responsável por todos os males do mundo. Foi só um exemplo. E, by the way, eu adoro um hambúrguer bem industrializado. Tentava encontrar uma maneira lógica de gastar menos papel. Não era difícil; aliás, é bem fácil. Mas, ainda que fosse absolutamente imprescindível usar tudo aquilo, sempre teria uma carta na manga: lixeiras de reciclagem para o papel.

No entanto, passaram os anos e tudo continua igual. O povo joga fora a comida e a coca-cola com o resto de material reciclável. Não creiam que minha indignação desapareceu. Ela continua aí, um pouco mais latente, devido às demais preocupações do dia-a-dia. Não nasci para ser ativista, mas eu tento fazer a minha parte durante a maior parte do tempo.

E se me perguntam: "Você não faz nada errado?" Putz, eu faço tudo errado! Recentemente foi que comprei minhas primeiras sacolas de supermercado reutilizáveis; eu vou de carro a todos os lugares que posso e faço mil cópias impressas de tudo que é completamente desnecessário.

Entendo certas coisas, mas há outras nessa vida que superam meu poder de compreensão. E eu simplesmente não entendo essa necessidade de fazer milhões de caixinhas tão bonitas e desenhadas para que elas te acompanhem até a mesa, seguindo viagem para o cemitério das caixinhas de hambúrgueres.

Já sei que isso vai fazer você duvidar da minha inteligência, mas me dá uma oportunidade, por favor: você sabe quantas pessoas moram no planeta? (Eu não. Mas são muitas, sério!) Todas elas produzem lixo de algum tipo todos os dias. Todo dia, minha gente! Todos os dias. Pra onde vai tanta merda? Se você pensasse seriamente sobre isso, certeza que teria dúvidas de que o lixo realmente existe. Porque estou começando a acreditar que é só uma ilusão.

4 comments:

  1. Gosto do final.

    ReplyDelete
  2. Gosto desse seu ponto de vista, e da preocupação ainda que latente, mas que não te impede de continuar consciente. Posso te afirmar que a minha parte pra que todo esse lixo seja menor, eu faço.

    Adorei o blog...
    beijo

    ReplyDelete
  3. Eu realmente penso em toda essa questao do planeta, mas para ser sincera, penso mais na questao da agua "that we are running out of". Obvio que a questao da reciclagem é muito importante ainda que eu nao faça nada para colaborar, a não ser colocar o lixo "em suas rspectivas cores" (quando fora de casa).... Pode ser desculpa, mas com toda a correria do dia a dia, fica realmente dificil tomar alguma providencia, ainda mais quando a prefeitura de algumas cidades nao dao o primeiro passo... PS: tento sempre fazer a minha parte...... see ya honey..

    ReplyDelete
  4. Eu tento fazer a minha parte, mas acho que estamos a mil anos de fazer tudo certinho, né?
    E, talvez, não tenhamos tanto tempo para consertar nosso comportamento...

    ReplyDelete

You know the drill. Please leave your message after the "beep". Beep!